Mini-Cursos do período Matutino (24 e 25/10)
De 08:00 às 10:00
Mini-curso 01:
Divisor-Mediana: Um Novo Olhar Sobre os Divisores
Ministrante: Joel Oliveira de Freitas Junior (UEFS)
Resumo: Todo o conteúdo aqui
explicitado encontra na Teoria dos Números embasamento direto e indireto. Nele,
buscamos compreender algumas relações interessantes. Primeiro, buscar-se a
quantificar os divisores de certo número natural. Depois, relacionar essa
quantificação com os números quadrados perfeitos, mostrando certo padrão em tal
tarefa. Com isso, surge o "divisor-mediana", como conceito motivador
a todos os esforços antecedentes. Mas, antes de mostrar o padrão que será
revelado, torna-se mistério outra relação de suma importância; uma relação que
é, na verdade, uma proposição.
Mini-curso
02: Utilização de Materiais Concretos e Atividades Experimentais de Geometria
no Ensino Fundamental II
Ministrantes: Joseleide dos Santos Sardinha (UEFS)
Andréa de Jesus Santos (UEFS)
Cristileide Gonçalves
Nascimento (UEFS)
Resumo: Entende-se a geometria como
a representação gráfica da matemática que está interligada às demais
disciplinas do currículo escolar, assim compreende-se que a geometria utilizada
nas escolas não funciona sozinha, tem-se então a necessidade de elementos para
formalização do aprendizado de forma mais enriquecedora. A importância de
resgatar o ensino da geometria através de suas relações concretas, como um
instrumento facilitador na construção do conhecimento, firmou-se através da
compreensão da necessidade de reintroduzir no processo ensino-aprendizagem o
princípio de que toda a morfogênese do conhecimento tem algo a ver com a
experiência criativa e compartilhada. Assim, apresentamos uma proposta que
ajudará na relação ensino-aprendizagem onde o aluno criará a partir de
materiais concretos e o software Cabri-Géomètre os conceitos geométricos a
serem trabalhados.
Mini-curso 03:
Aplicações do Cálculo Integral
Ministrante: Fellipe Cerqueira Fernandes (UEFS)
RESUMO: Este
trabalho tem o objetivo de mostrar a importância e a vasta aplicabilidade do
cálculo integral desenvolvido através da álgebra e da geometria, mas, não só na
matemática como também em outras áreas de estudo, fazendo uso de várias
definições do mesmo. Apresentamos em detalhes um breve histórico do cálculo
integral, onde surgiu, como surgiu e com qual finalidade surgiu, inserindo a
importância e as contribuições para a construção do cálculo integral de grandes
matemáticos. Apresentamos também algumas curiosidades sobre o cálculo integral,
manipulações algébricas e parte histórica. Notamos que tudo o que está incluso
na história da matemática não estava errado e sim incompleto e que até os dias
atuais o cálculo não parou de se desenvolver, aparecendo outras situações onde
o cálculo pode ser aplicado, tornando-se uma grande ferramenta matemática em
inúmeras áreas do conhecimento.
Mini-curso
04: Os Conceitos Numéricos Cotidianos de Crianças da Escola Infantil: Uma
Abordagem Histórico-Filosófica.
Ministrantes: Indionara Galvão Reis (UESC)
Carolina
Santos Fonseca (UESC)
Sheila
Cristina Cardoso Morais Porto (UESC)
RESUMO:
Este trabalho trata de como as crianças da
Educação Infantil constroem o conceito de número a partir de suas vivências
cotidianas. O objetivo principal foi promover uma discussão, à luz da teoria
histórico-filosófica, o processo de construção do conhecimento lógico-matemático,
tendo, como premissa fundamental as situações de uso da matemática cotidiana
com o desenvolvimento da estrutura lógico-matemática do pensamento infantil.
Para tanto, busca o entendimento sobre o conceito de “vida cotidiana” e sua
relação com ludicidade e conteúdos conceituais da Matemática defendidas no
interior da sala da escola infantil. Busca ainda, identificar e sugerir algumas
atividades cotidianas contribuintes para a construção do conceito numérico sob
a perspectiva epistemológica de Piaget e Kamii.
Mini-curso 05: Tangram:
Um facilitador no Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos da Matemática
Ministrantes: Milena Gomes
Cardoso (UFRB)
Gerson Alves dos Santos (UFRB)
Vivaldo Oliveira Queiroz
Filho (UFRB)
Josiane dos Santos Nascimento (UFRB)
RESUMO: O
presente mini-curso, utilizando o Tangram, tem como objetivo apresentar uma
maneira de tornar a aula de matemática fascinante, estimulante e criativa para
o aluno. Inicialmente, faremos uma introdução sobre o assunto com uma
apresentação da história do Tangram e suas lendas. Logo após partiremos para a
parte prática do mini-curso com todos os participantes, elucidando como é feita
a construção das peças do Tangram através de dobraduras e o conceito de ponto
médio de segmento. Em seguida os alunos desenvolverão as atividades propostas
em que perceberão que poderá trabalhar diferentes conceitos matemáticos
envolvendo: paralelismo de segmentos, áreas de figuras planas, perímetros
destas figuras e ângulos internos das formas geométricas conhecidas que formam
as peças do Tangram. No segundo dia abordaremos um pouco do aspecto lúdico do
Tangram, como forma de estimular a criatividade dos alunos, bem como envolver
os participantes do mini-curso em atividades que podem ser usadas em salas de
aulas.
Mini-curso 06: As
possibilidades de trabalhar o conteúdo de Matrizes com o software matemático Winmat
Ministrante: Marcelo
Macêdo Vieira (UEFS)
Ariane Teles Bastos (UEFS)
RESUMO: Este Mini-Curso
sugere aos estudantes do curso de licenciatura em matemática e aos professores
da educação básica trabalhar com o Software Matemático Winmat no ensino de
matrizes e determinantes, tendo como público alvo, alunos do ensino médio da
escola pública. Os maiores prejuízos diagnosticados no ensino da matemática
estão relacionados ao não cumprimento dos pré-requisitos dos conteúdos e/ou
serem trabalhados de forma acabada, sem nenhum significado. O estudo de
matrizes e determinantes será bem compreendido quando os conhecimentos prévios
são trabalhados, isso servirá como um critério fundamental para o
prosseguimento das atividades.
Mini-Cursos do período Vespertino (24 e 25/10)
De 16:00 às 18:00
Mini-curso 07: Jogo de
Xadrez: uma alternativa para o melhoramento de desempenho escolar dos alunos
Ministrante: Jean Paixão
Oliveira (UFRB)
Genildo de Jesus Nery (UFRB)
Thaise Fernandes de
Castro (UFRB)
RESUMO:
O presente trabalho vem apresentar e
refletir sobre o jogo de Xadrez através de uma abordagem educacional, com o
objetivo de proporcionar a professores, estudantes de Licenciatura, entre
outros profissionais da educação, a oportunidade de conhecer a história e as
regras do Xadrez, discutir alternativas de como inserir esse jogo nas escolas e
apresentar resultados de pesquisa no que diz respeito à utilização do mesmo na
educação. Tendo mais de mil e quinhentos anos de existência, o Xadrez ainda
desperta o interesse à pesquisa em muitos pesquisadores de diversas áreas do
conhecimento. Com a aplicação deste mini-curso, espera-se que os participantes
sintam-se estimulados a levarem essa ferramenta para o meio escolar e
apresentar a essa comunidade a cultura do Xadrez, direito esse, garantido por
lei em 20 de dezembro 1996, cujos artigos 26 e 27 da lei diretrizes e bases,
incluem a prática do Xadrez nas escolas.
Mini-curso 08: Uma
Introdução a Espaços Vetoriais Topológicos
Ministrantes: Gideone Oliveira Ribeiro (UEFS)
Jhonatas Phillipe de Jesus Almeida (UEFS)
Resumo:
A álgebra linear é o ramo da matemática que estuda os espaços vetoriais e tem
origem nos estudos detalhados de sistemas de equações lineares, sejam elas
algébricas ou diferenciais. Algumas definições são de fundamental importância
para a caracterização de um espaço vetorial topológico, como os conceitos de
base em um espaço topológico, projeções canônicas, topologia produto e
principalmente conhecer como são os abertos nesta topologia, também conhecer o
que é um corpo, e posteriormente corpos topológicos como, por exemplo, os reais
e os complexos. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns resultados
estudados na disciplina de orientação à pesquisa, referentes aos conteúdos
citado anteriormente.
Mini-curso 09: A
Utilização de Canudos de Refrigerante para a construção de sólidos geométricos.
Ministrantes: Joseleide dos Santos Sardinha (UEFS)
Andréa de Jesus Santos (UEFS)
Cristileide Gonçalves
Nascimento (UEFS)
Resumo: Um dos problemas básicos que um professor encontra
numa sala de aula de geometria, principalmente na geometria espacial, é fazer
com que os alunos saiam do mundo bidimensional, que é aquele que eles estão
mais habituados a trabalhar na geometria, e passarem para o mundo
tridimensional. Para favorecer a abstração dos alunos é preciso levar à sala de
aula objetos concretos para que identifiquem as propriedades e, com isto
concluam que tudo o que nos rodeia tem uma forma é só olharmos nosso cotidiano,
sempre tem uma figura geométrica, um ângulo, uma área, um volume para ser
calculada, uma medida para ser transformado, um espaço para ser inovado, e isso
são possíveis com a ajuda da Geometria. Muitos alunos encontram dificuldades em
aprender o assunto, não porque são poucos inteligentes, às vezes os assuntos
estão sendo passados de forma inadequados. Desta feita, o objetivo é demonstrar
que melhor do que levar os objetos prontos para desenvolver um conteúdo
matemático é fazer com que os alunos possam construir seus próprios sólidos
geométricos.
Mini-curso 10:
Aprimoramento tecnológico do processo ensino-aprendizagem da álgebra linear –
Introdução ao Matlab.
Ministrantes: Paulo Vitor
Souza Santos (UEFS)
Marivaldo Lima da Silva
Júnior (UEFS)
Brunelle de Oliveira Santos (UEFS)
Resumo: A rápida
evolução de tecnologias como a Internet em conjunto com a popularização dos
computadores fez aumentar a produção de sistemas computacionais relacionados à
área do ensino. A utilização de computadores digitais na educação não se limita
a utilização da Internet, mas também à exploração de softwares que possibilitam
tanto ao aluno quanto ao professor a construção do conhecimento criando,
pensando e manipulando a informação. Segundo BIANCONI (2008), “Já não se
discute mais se as escolas devem ou não utilizar computadores, pois a
informática é uma inapelável realidade na vida social, ignorar esta nova
tecnologia é fadar-se ao ostracismo.”. Na educação matemática, em especial
no ensino ou estudo da Álgebra Linear, softwares como o Matrix Laboratory -
MatLab desenvolvido pela MathWorks pode constituir uma ferramenta
útil ao aprimoramento tecnológico do processo ensino-aprendizagem desta Ciência.
Mini-curso 11: A
trigonometria de forma dinâmica
Ministrantes: Delson Matias de Lima (UEFS)
Thais Tereza Santos OliveiraTripodi (UEFS)
Resumo: Esse trabalho
propõe o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula na intenção de
dar significado à matemática, considerando como um meio essencial para auxiliar
o professor no desenvolvimento do conteúdo, tornando a aula mais atraente e
agradável e fazendo com que o aprendizado torne-se mais significativo sendo um
processo gradual com quantidade e qualidade de conteúdos. O tema abordado será
a trigonometria e serão apresentados materiais didáticos manipuláveis para uso
em sala de aula e algumas aplicações. O desenvolvimento desse trabalho
permitirá visualizar as dificuldades do aluno em relação ao conteúdo, conceitos
e até mesmo a manipulação dos materiais.
Mini-curso 12: A
construção do Pensamento Geométrico e a atualização do Software Geogebra.
Ministrante: Priscila
Aragão de Almeida (UEFS)
Resumo: Neste trabalho
abordamos a Teoria da Construção do Pensamento Geométrico, que se originou dos
trabalhos de doutoramento de Dina e Pierre Marie Van Hiele. Nesta teoria,
baseada também nas observações de Piaget, o desenvolvimento mental progride à
medida que as estruturas dos alunos se transformam gradualmente ou é
substituída por outra. Os Van Hiele elaboraram um modelo que abrange cinco
níveis de compreensão que são: visualização, análise, dedução informal, dedução
formal e rigor. Os Van Hiele afirmaram que cada aluno move-se sequencialmente
partindo do primeiro nível (observação simples) até o ultimo nível (observação
abstrata). Tento como principal característica a sua hierarquia e a sequência
dos mesmos, de fato segundo este esquema não será possível pular nenhuma
etapa. Em nossos estudos utilizamos os
aspectos da teoria dos Van Hiele associados às novas tecnologias de educação,
através do software livre Geogebra. Faremos uma interligação entre as idéias do
casal van Hiele e a sua adequação ao ensino de geometria euclidiana plana,
através da utilização do software livre Geogebra.
ATENÇÃO!!! Os participantes podem se inscrever em até 2 mini-cursos, desde que seja cada um em um turno.
As inscrições nos mini-cursos também podem ser realizadas pelo email: semat_inscricoes@hotmail.com
As inscrições nos mini-cursos também podem ser realizadas pelo email: semat_inscricoes@hotmail.com